De Óleo na Represa

Imagine por um momento o aroma irresistível de uma refeição preparada com carinho, o som sutil da comida crepitando na frigideira e a delícia de saborear um prato recém-cozido. Muitas vezes, esse valioso líquido é descartado sem pensar duas vezes, fluindo pelo ralo da pia, indo parar em algum lugar desconhecido.

Mas, e se lhe dissesse que esse ato aparentemente insignificante tem um impacto muito maior do que você imagina? Neste post, apresentaremos algumas informações interessantes sobre a Guarapiranga e o nosso projeto. Convidamos você a refletir sobre como pequenas ações podem ter um impacto significativo em nosso planeta e nas gerações futuras.

 

O que é o projeto

O projeto De Óleo na Represa tem por objetivo incentivar a conscientização ambiental da população residente no em torno deste importante reservatório. A Represa de Guarapiranga junto com a Billings são o terceiro maior reservatório de água da cidade de São Paulo. Segundo a Sabesp, são abastecidos 36% da população paulista.

A Represa de Guarapiranga é uma Obra Pública feita pela EMAE. Foi inaugurada em 1906 no leito do Rio Guarapiranga (imagens). Seu objetivo inicial era a produção de energia elétrica, utilizando a Usina Hidrelétrica de Parnaíba. Contudo, com o rápido crescimento demográfico sua função foi modificada para Reservatório para abastecimento de água.

 

Hoje vivemos as margens deste imponente recurso hídrico. Sua Margem é caracterizada como Área de Preservação Permanente e toda vegetação ao seu redor deve ser preservada.

Ainda assim, temos um desafio gigantesco quando falamos em esgoto doméstico. Em diversos pontos da Guarapiranga são despejados esgoto a céu aberto. Neste efluente, temos diversas substâncias, como dejetos humanos, detergentes, fármacos e drogas ilícitas (provenientes do metabolismo), microplástico, agrotóxicos, solventes, graxas e o óleo.

Segundo estudo da SABESP, 1 litro de óleo despejado no esgoto, poluem em média 25 mil litros de água limpa!

 

Neste cenário que o Projeto De Óleo na Represa nasceu. Nosso propósito não é somente a coleta de óleo, mas sim, a mudança de pensamento e atitude de toda população.

 

E como participar
O que é feito com o óleo

O óleo coletado é enviado para o beneficiamento! Isso significa que ele será filtrado e preparado para fazer parte da composição do Biodiesel. Segundo a ABIOVE em 2022 foram utilizados mais de 4.224.119 m³ de óleo vegetal para a produção de Biodiesel no país.

O Valor arrecadado com a comercialização do óleo é convertido em melhorias ao nosso condomínio. Participe!

 

Aproveite que está aqui e conheça nossos serviços, com certeza temos aqui o que você precisa.

 

 

 

Referências

https://www.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82

http://www.emae.sp.gov.br/reservatorios.htm#

https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Edgard_de_Sousa

https://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=31

 

https://biodiesel.abiove.org.br/

Um comentário sobre “De Óleo na Represa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *