O que é compostagem?
O mundo globalizado traz a cada dia novas exigências e padrões a serem seguidos. A criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 (PNRS), nos trouxe a padronização da forma correta de lidar com os resíduos. Prevista na PNRS, a compostagem é uma técnica de tratamento de resíduos orgânicos, por meio de microrganismos.
Tais microrganismos disponibilizam os nutrientes presentes nos alimentos de volta a natureza, sendo considerado um ótimo e seguro biofertilizante.
Dados sobre compostagem no Brasil
Em média, 50% do lixo que produzimos diariamente são restos orgânicos vindos do preparo e das sobras do prato. Esse valor varia de 800g a 1,2kg ao dia. Contudo, menos de 1% desse volume é biotransformado, ou seja, a maior parte é destinado nos aterros sanitários, ocupando e poluindo grandes volumes, além do desperdício de uma matéria prima rica em nutrientes.
Tipos de compostagem
O princípio da compostagem está em cultivar diversos microrganismos retirados da natureza, utilizando os como ferramenta para a decomposição acelerada e eficaz de restos orgânicos. Para tanto, existem os seguintes seguimentos de compostagem:
Compostagem Biológica;
Compostagem Térmica;
Compostagem com minhocas (minhocultura);
Compostagem por vermes (vermecompostagem ou gongocompostagem);
A Compostagem Térmica
Neste post, focaremos no funcionamento da compostagem térmica. Tal compostagem utiliza-se de microrganismos aeróbio e termofilicos. Estes trabalham em uma faixa de temperatura entre 65ºC e 72ºC, que favorece uma alta taxa de degradação em curto espaço de tempo.
Quem precisa de compostagem?
Nós da SL Consultoria Ambiental, oferecemos soluções para o tratamento de resíduos orgânicos de uma ampla gama de empreendimentos, tais como fazendas agrícolas, sistemas agrosilvopastoris, restaurantes, jardinagem e muito mais.
Ficou interessado? Nosso time está aguardando seu contato. Solicite um orçamento gratuito e conte conosco para mais uma parceria de sucesso.