O que é o PRAD?
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um instrumento de planejamento utilizado pelos órgãos ambientais para registrar e fiscalizar o comprometimento em recuperar uma determinada vegetação degradada. Também é um instrumento que visa promover a conservação da biodiversidade, formação de corredores de fauna, além de benefícios financeiros, como geração de créditos de carbono e regularização imobiliária.
Na maioria dos casos, os empreendimentos com alto potencial de degradação solicitam o PRAD em razão de cobranças dos órgãos ambientais, comumente chamados de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), gerados pelo não cumprimento de medidas de prevenção, desmatamentos ou queimadas.
Contudo, o PRAD também pode atender os casos de iniciativas pública e privada na preservação de mata nativa, como:
– Arborização Urbana
– Áreas particulares
– Manejo e recuperação de ambientes naturais
– Preservação de APP (Áreas de Preservação Permanente)
– Projetos de fixação de carbono
– Regularização imobiliária
– Reserva Legal
– Sistemas Agrossilvopastoris
O Programa se inicia com a elaboração do projeto, onde são previstas as áreas e técnicas de interesse. Sobre as técnicas, elas se dividem em áreas de plantio total, plantio por adensamento e áreas de plantio por recobrimento. Também são definidos os indivíduos arbóreos e quantidades que farão parte do projeto. Além disso, são identificadas através dos parâmetros da Lei federal nº 12.651/2012 as APP´s da área de interesse. Assim que elaborado, o projeto é protocolado no órgão ambiental, se aprovado (deferido), inicia-se a etapa de plantio.
Métodos de Restauração
Os três principais métodos são:
– Regeneração Natural
– Plantio de espécies nativas
– Plantio de espécies associado a condução da regeneração natural
A SL Consultoria Ambiental atua na elaboração, execução e monitoramento de projetos de recuperação de áreas degradadas. Ficou interessado? Entre em contato.